Desmistificando
o Motor Movido à Água
Depois de
muito pesquisar, eu consegui o esquema do motor movido à água. Ele existe sim,
mas depois de analisar o seu funcionamento, é preciso fazer algumas
considerações: Primeiro vamos explicar como ele funciona e depois discutir o
seu possível uso na nossa matriz energética.
O motor possui
uma cuba eletrolítica, onde uma forte corrente elétrica produz uma centelha
dentro da água, através de dois eletrodos de carvão. A forte corrente elétrica
faz com que os íons H+ e OH-, combinem-se com os átomos de carbono dos
eletrodos de carvão. Essa combinação faz com que se produzam gases, como o
metano e o etano e, possivelmente, até mesmo os gases propano e butano. O
propano e o butano são os gases que compõe o GLP (gás liquefeito de petróleo),
o famoso gás de cozinha, e os gases metano e etano formam o GNV (gás natural
veicular), que também tem sua origem na destilação do petróleo.
Os gases
produzidos na cuba eletrolítica são encaminhados para um carburador comum de
automóvel e, misturados com o ar, produzem a combustão que movimenta o carro. A
energia gerada é bem maior do que a energia gasta para produzir a centelha
elétrica que produz o gás.
Então onde
está o problema?
O problema é
que o combustível não é a água e sim o carvão.
O carvão
vegetal, por exemplo, é fruto da energia solar que as plantas usam para fazer a
fotossíntese e gerar compostos orgânicos com cadeias de carbono bastante
complexas. Algumas dessas cadeias permanecem quando produzimos carvão, elas
perdem água e os radicais OH, por exemplo. O que a água e a centelha elétrica
fazem é hidratar pequenos grupos de carbono, produzindo gases. É um processo
parecido a destilação do carvão.
Então, não
existe motor movido à água! O que existe é um motor que transforma o carvão em
gases usando a água. O combustível é o carvão!
Mas qual seria
a taxa de consumo dos eletrodos de carvão?
Quanto tempo
eles durariam?
Se fizermos
nossos próprios eletrodos de carvão usando lenha em casa, o combustível de
nossos automóveis sairia de graça?
Teríamos que
fazer pesquisas para saber com que tempo teríamos de trocar os eletrodos de
carvão.
Se o
combustível sairia de graça, a resposta é não pois os eletrodos teriam que
passar por algum processo para não quebrar, etc.
Mesmo assim, ficaria
mais barato que a gasolina?
Se só meia
dúzia de pessoas montarem este processo em seus automóveis, possivelmente
sairia mais barato. Mas se uma frota de milhões de automóveis usar este
processo, o preço do carvão iria disparar, e talvez ficasse mais caro que a
gasolina (ou não), e os componentes para processar o carvão, para fazer
eletrodos melhores, também teriam seus preços aumentados.
Se usarmos
carvão mineral no lugar da gasolina, estaremos trocando um combustível fóssil e
não renovável por outro. Se usarmos carvão vegetal, as florestas de eucalipto
iriam disputar espaço com áreas de produção de alimentos, como ocorre com o
etanol de cana-de-açúcar.
O carvão como
combustível de automóvel foi usado no Brasil na época da Segunda Guerra Mundial.
Com a SGM, todos os recursos possíveis foram deslocados para o esforço de
guerra. O Brasil que importava gasolina
teve de racionar. Daí surgiu o Gasogênio:
Um dispositivo que se apresentava como um grande tambor acoplado ao motor dos
automóveis. Dentro desta câmara o carvão era aquecido e produzia gás, que por
sua vez era direcionado ao carburador para fazer a combustão. O processo era
altamente poluidor, soltava muita fumaça, mas funcionava.
Deixando as
guerras e a história de lado, a solução mais limpa para os automóveis, além do
carro elétrico, é o uso do hidrogênio. Usar desertos e regiões semi-áridas para
produzir energia solar fotovoltaica e produzir, conseqüentemente, hidrogênio, é
uma solução perfeitamente limpa. O hidrogênio pode ser usado nos automóveis e
os escapamentos só teriam vapor de água como saída. Não poluiríamos o ar, não
produziríamos os gases de efeito estufa que causam o aquecimento global, e
daríamos muitos empregos nas regiões do semi-árido e dos desertos.
Soluções existem, mas motor que funcione
exclusivamente à água, ainda não existe!
olá vc tem o esquema de como fazer, pq na minha turma nós temos que fazer um motor mas o meu grupo qr fazer algo q não degrade o meio ambiente, poderia me enviar o esquema por e-mail por favor laismagas@hotmail.com
ResponderExcluirOBRIGADA
Vou mandar sua resposta por e-mail.
ExcluirTambem gostaria que me enviasse por email o esquema do motor.Meu email é andradejunioe@hotmail.com
ExcluirNão tenho o esquema, mas um motor muito mais interessante é o movido a ar veja http://youtu.be/tU4oF-7rGrg
ExcluirLegal, mas eu preciso fazer um motor desse para uma feira de física, mostra como fazer um motor assim ?
ResponderExcluirVocê encontrará diversos aparelhos e experimentos no site dos laboratórios do Naudin:
Excluirhttp://jnaudin.free.fr/