Translate

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Resumo das Atividades da Século 21 no Fórum Social Temático - Energia




Apresentação da Associação Século 21 no Fórum Social Temático – Energia


ENERGIA PARA A VIDA

O Fórum Social Temático – Energia, evento que se realizou entre os dias 07 e 10 de agosto de 2014, na Universidade de Brasília, em Brasília – DF, foi uma experiência fantástica.

Nossa participação foi uma palestra, painel e discussão sobre temas ligados ao uso da Energia Solar, que aconteceu no dia 09 de agosto de 2014 a partir das 1h30 da tarde.

Primeiramente, apresentamos a história da Energia Solar, desde a Grécia antiga, até meados da década de 70 do século XX, onde em 1973 tivemos o primeiro choque do petróleo.

Logo após o histórico apresentamos tecnologias novas que estão sendo desenvolvidas e algumas já em uso pelo mundo. Focamos nas tecnologias de armazenagem, que associadas a Energia Solar, podem fazer com que uma usina Solar continue a funcionar à noite.

Pelas perguntas e anotações dos participantes concluímos que algumas tecnologias são pouco conhecidas do público, principalmente, as tecnologias CSP, ou seja, tecnologias térmicas de concentração solar.

No final da palestra, mostramos nossas experiências com fornos solares e desidratadores solares, que usamos para processar alimentos como frutas desidratadas e temperos. Mostramos como pode ser importante conhecer estas tecnologias e como a agricultura familiar pode agregar valor aos seus produtos, gerando novos produtos e aumentando a renda das famílias de agricultores. A mesma tecnologia pode agregar valor a produção de comunidades como agrovilas, cooperativas, assentamentos de sem terras, comunidades indígenas e quilombolas.

Mostramos, também, através de slides, como construir esses equipamentos com material reciclado.

Trouxemos, também, fornos e desidratadores solares para a manipulação dos participantes. Pudemos notar como os participantes ficaram impressionados com a simplicidade do material e da construção pela quantidade de fotos que tiraram dos aparelhos.

No final de nossa exposição fizemos a degustação de banana passa feita pelos nossos desidratadores. Também fizemos um sorteio de pimenta calabresa feita pelo método de desidratação solar.

Começamos, então, a discussão sobre essas tecnologias e o seu emprego para melhorar as condições de vida de comunidades carentes, ou muito afastadas dos grandes centros, além do uso de todas essas tecnologias para mudar a matriz energética do país, ou seja, torná-la mais limpa e sustentável.

Cabe ressaltar, aqui, a grande contribuição dos participantes como o Padre Zezinho, da Pastoral da Terra de Rondônia, que instala placas fotovoltaicas e baterias nas comunidades ribeirinhas do rio madeira para que elas tenham luz elétrica à noite. Ele faz todo o trabalho indo de comunidade à comunidade viajando em um pequeno barco.

Também, muito importante a participação de Cauê da USP, que trabalha com comunidades indígenas no Rio Negro, e nosso amigo Antonio da Pastoral da Terra da Paraíba.

Uma das conclusões do nosso trabalho foi a necessidade do uso da Energia Solar no Nordeste, principalmente, para a dessalinização da água de algumas regiões.

A riqueza desse encontro foi muito grande para nós, tanto em termos de aprendizado, de compartilhamento de experiências, como de contatos. Esperamos que nossa contribuição enriqueça e aumente a influência e a divulgação do próprio Fórum Social Temático – Energia. Apoiamos a campanha Energia para a Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário